Política, internet, novos meios e pizza

quinta-feira, 5 de junho de 2008

"Em todos os posts sobre campanha política e novos meios que eu publiquei aqui, uma discussão paralela rolou nos comentários. A pergunta é uma só: “Se a Coca-Cola pode ter blog, pode estar no orkut, etc, etc, por quê o meu candidato não pode?”. Várias respostas… “política não é mercado, bla-bla-bla”. De fato, um prefeito não é igual a uma garrafa de Coca-Cola, mas a propaganda é a mesma. Trata-se de um espaço onde veicularão mensagens embebidas em verdades ideológicas, ou seja, a pura exaltação das qualidades. A Coca-Cola faz isso e todos os candidatos a qualquer coisa em toda a galáxia também.

Política e mercado à parte, há outra coisa muito importante a se dizer. A tão famigerada web 2.0 trouxe um caminhão de conseqüências. Uma delas - e talvez a mais importante - é que não existe mais controle. O que falam a respeito de você e da sua marca não pode ser controlado. Talvez você consiga rastrear boa parte, mas não pode controlar. As pessoas vão falar o que quiserem, onde quiserem, do jeito que quiserem e isso acontece muito mais rápido do que o TSE imagina. Não há controle."

Por Gica Trierweiler

Fonte: Verde Velma

0 comentários: