Lobby na web

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Cria-se um novo espaço para o exercício da democracia participativa e uma oportunidade de mercado para as empresas de marketing politico: o Lobby na Web. A web permite que lobby possa ser visível, transparente, um canal de comunicação entre a sociedade e os Três Poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário.
A web permite também o desenvolvimento de nanomarketing na politica a medida que a comunicação passa ocorrer de forma direta e com a linguagem adequada a cada microtargeting.
Antes de ser um consenso a atividade de lobby na web, ja tem provocado acaloradas discussões nos Estados Unidos com materias no New York Times. No Brasil vivemos bom exemplo deste no canal de lobby: no tumultuado caso Renan o Jornal, por exemplo O Globo (14.09.07) destaca na sua primeira pagina o efeito da pressão dos eleitores via web, na votação do pedido de cassação do Senador Renan Calheiros: “Protestos paralisam site e telefones do Senado; página oficial fica sete horas fora do ar; Prodasen alega pane técnica, mas funcionários atribuem à enxurrada de mensagens.
Entre 10 horas e 17 horas não era possível abrir a página na internet nem enviar mensagens ao senadores. O Lobby também foi exercido via email ou nos sites pessoais dos parlamentares:
1. O Deputado Fernando Gabeira recebeu mais de 1,0 milhão de visitas.
2. O Senador José Agripino recebeu cerca de 7 mil e-mails de eleitores indignados com o resulatdo da votação.
3. O Senador Arthur Virgilio recebeu 1.043 emails sobre o mesmo tema.
4. O autor do Relatório do Conselho de Ética Senador Renato Casagrande recebeu cerca de 5,0 mil emails.Compilei estes dados em matérias publicadas no Globo e Jornal o Dia na Coluna Jan Theofilo.
No site do SenadorRenan Calheiros os seus correligionarios expressaram a sua aprovação pelo resultado da votação. Não se pode medir agora os impactos destas veiculações, mas certamente cria-se um novo espaço para o exercício da democracia participativa: WebLobby. Os mecanismos de pressão no Legislativo, Executivo e Judiciario, fazem parte do processo politico na democracia e a web torna-se um novo canal para o exercicio da cidadania política - Pressionar é Preciso.

Fonte: Blog do sotero

0 comentários: