O marketing político de Hitler

terça-feira, 20 de maio de 2008


A foto que hoje ilustra este espaço é inédita, uma imagem extraordinária. Uma preciosidade, não sei avaliar o seu valor, mas certamente é uma foto que o mundo precisa conhecer, por isso a estamos divulgando na internet. Andava eu folheando a minha coleção da revista “The Sphere”, um semanário que circulou na Inglaterra em inícios do século XX, quando me deparei na página 6 da edição de 17 de maio de 1924 com a dita imagem. A legenda diz tratar-se de partidários do “Nacional Socialista” fazendo campanha para as eleições gerais do parlamento alemão. Se repararmos no sujeito que está dirigindo o carro (volante à esquerda) verificamos que é muito parecido com o Führer, mas nada podemos afirmar à respeito, pois em abril de 1924 Hitler tinha sido condenado a cinco anos de prisão, pena mais tarde reduzida. E a foto refere-se teoricamente, o semanário não esclarece, à campanha para as eleições realizadas em 4 de maio desse ano.
Mas, o que chama a atenção na foto são as técnicas de marketing político praticadas na época quando, segundo os biográfos, o Führer cuidava exatamente do Departamento de Propaganda do NSDAP. Reparem no veículo todo coberto de cartazes exibindo a suástica, símbolo recém adotado pelo partido, merchandising de alto impacto. Essa agitação de rua era um de seus diferenciais, tanto que chamou a atenção do correspondente da revista em Munique, a ponto de merecer uma foto, ainda que o “Nacional Socialista” tenha obtido apenas 6, 55% dos votos e 32 das cadeiras em disputa.
Esta foto é sem dúvida um achado. Na internet não há nenhuma outra imagem de campanha política do partido de Hitler, naquele tempo, ou seja 10 anos antes de sua ascenção ao poder e 15 antes do início da guerra.

Por Nelson Varón Cadena

Fonte: Almanaque da Comunicação

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